Muitas pessoas gastam muita energia e recursos a tentar encontrar uma solução para o seu acne. E depois de tentarem os tratamentos errados, recorrem aos medicamentos prescritos pelos médicos.
A indústria farmacêutica não demorou muito para detectar o potencial deste mercado. E uma forte competição cresceu para convencer adolescentes (e seus pais) que a acne é uma doença e só o tratamento médico pode curar.
Hoje, encontramos muitas soluções rápidas contra o acne, e numa visita ao dermatologista, provavelmente vai receber uma receita para o medicamento "mais recente" contra a acne.
Como esses produtos funcionam apenas superficialmente, não é suficiente na maioria dos casos e, em seguida, muitas vezes as pessoas voltam-se para um creme contendo um antibiótico, e depois seguem-se os antibióticos orais, especialmente da classe tetraciclina e eritromicina, sendo eficaz contra bactérias encontradas nos borbulhões (principalmente Propionibacterium acnes).
A pele fica hipersensível e os antibióticos a destroem as boas bactérias, juntamente com as más, o seu sistema imunológico enfraquece. Seu risco de contrair uma doença infecciosa, aumenta consideravelmente.
Mais importante ainda, o uso crónico de antibióticos leva à proliferação de bactérias multi-resistentes (resistentes a vários antibióticos diferentes) muito difícil ou impossível de controlar.
Além disso, a eritromicina pode causar danos aos dentes e esqueleto.
Como muitas outras doenças crónicas (como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade), o acne é uma doença dos países industrializados ... por exemplo os adolescentes nas sociedades tradicionais da Amazónia ou da Nova Guiné, o acne é inexistente, não comem alimentos refinados, açúcares e produtos lácteos. Uma das principais causas da acne é a nível nutricional e ambiental.
Sabemos agora que uma dieta baixa em hidratos de carbono e leite, ou não consumindo hidratos de carbono ou leite pode fazer-lhe uma pele intacta, permanentemente!
Um estudo de 2007 no American Journal of Clinical Nutrition, os homens jovens (entre 15 e 25 anos) com problemas de acne seguiram uma dieta com baixo índice glicémico durante 12 semanas. Pesquisadores verificaram uma diminuição acentuada no seu acne.
Outro factor importante da acne é o stresse: o stresse é uma das principais causas de infecções. Um estudo de uma população de estudantes mostraram que aqueles que eram mais stressados para exames também foram aqueles com os mais fortes fugas da acne. Portanto, é essencial incluir num programa de luta contra o acne, as estratégias de controle contra o stress.
Tomar uma grande decisão na sua vida a nível cultural, intelectual e espiritual que irá remover as principais causas de preocupação e ansiedade e diminuir os seus níveis de stress, por exemplo fazer desporto e relaxar (meditação).
Para a pele bonita, a hidratação é essencial. Não só com hidratantes, mas bebendo bastante água. A sua pele é o maior órgão do seu corpo. Se não beber o suficiente, é ela que sofre em primeiro lugar. E lembre-se que não é refrigerantes ou leite ou mesmo suco de frutas que o corpo necessita, mas de água pura. Todos os refrigerantes, incluindo aqueles apresentados como "boa saúde", alegando que eles contêm vitaminas e antioxidantes, são realmente mais baixos do que a água pura, em termos de benefícios em sua saúde.
Uma maneira simples de saber, quando a hidratação está no seu melhor, é através da urina, se esta apresenta um tom amarelo claro, significa que o seu organismo está suficientemente hidratado. Se a urina estiver muito clara, bebe demais, o que pode causar perda das suas reservas minerais. Se não beber o suficiente, a urina apresenta um tom amarelo escuro e isso pode significar que a sua hidratação não é suficiente.
O Zinco é um mineral essencial que tem um papel muito importante nas funções enzimáticas. Encontra-se nos rins, Fígado, Pâncreas e Cérebro, também ajuda as funções do Sistema Imunitário e tem uma componente importante no Sistema Antioxidante do nosso corpo.
O Zinco acelera a cicatrização de feridas, fortalece o Sistema imunitário e participa na síntese do DNA.
Sem comentários:
Enviar um comentário